Os vilões de destrem a madeira


Falando das pragas que podem danificar a madeira, certamente, uma das mais arrasadoras é o cupim, que costuma se aproveitar de situações onde a madeira está exposta á umidade. Esses pequenos invasores preferem as espécies macias, como a pínus e a araucária, já que seu cerne tem menos resistência. Isso não significa, necessariamente, dizer que eles não se acostumam nem que poderão invadir madeiras mais duras e amargas. É conveniente proteger todas as superfícies, com inseticidas próprias.

A madeira requer cuidados, sejam eles no tratamento contra pragas ou mesmo contra a ação do tempo. Na hora de usar a madeira externamente, existem dois tipos de deterioração que podem prejudicar todas as madeiras: a biológica, que é, geralmente, provocada por fungos, e a causada por intempéries. A fim de evitar esses problemas, é aconselhável que se opte por espécies de madeira de alta durabilidade ou que sejam tratadas, quimicamente. Fora isso, é válido apostar na proteção conferida por impermeabilizantes.

Também deve-se ficar atento para a qualidade e o desempenho da madeira, que também podem ser prejudicados pelos defeitos naturais, ou seja, pela ação humana, e de processamento, como trincas de secagem e empenamentos. Nesse momento, cabe ao carpinteiro reclamar, no momento da entrega das peças, e solicitar a substituição das mesmas.

Outro destruidor de madeira, talvez não tão conhecido das pessoas, é o caruncho. Pode ser encontrado em mobílias, mas não, exclusivamente, em mobílias velhas, e também em estruturas das casas. Seu habitat natural são os mortos das árvores, mas também costuma ser encontrado em zonas habitadas. Mais precisamente, em madeiras das habitações, mobílias e em madeiras exteriores presentes nos edifícios e casas e que ficam facilmente expostas.

Produtos químicos devem ser usados sob cuidados de especialistas, para não afetar a estrutura nem a aparência da madeira. Ainda mais, se ela for parte da decoração do ambiente. O recomendado é contratar serviços de dedetização de pragas, que podem dar um fim nos cupins e nos demais insetos que insistem em acabar com a madeira.

Dicas Madecosta

Comments are disabled.